Em agosto, visit’Arganil a caminhar

O Município de Arganil com a colaboração da empresa Evolução Vertical promove, durante o mês de agosto, caminhadas gratuitas por alguns dos percursos pedestres mais bonitos do concelho. A iniciativa pretende dinamizar a rede concelhia deste tipo de trilhos, dando-os a conhecer aos munícipes e turistas que visitam Arganil nesta época do ano.

Num total de trinta e três quilómetros, será possível aos caminheiros desfrutar do património natural e cultural da Serra do Açor, conhecendo de perto a fauna e a flora, rotas antigas e vias romanas.

No dia 11 de agosto, com encontro marcado no Parque Verde Urbano do Subpaço, na vila sede do concelho, ruma-se à descoberta do troço Arganil – Praia Fluvial da Cascalheira, parte integrante da Grande Rota do Alva (GR51).
Segue-se o Caminho de Xisto de Benfeita – PR1 AGN – em plena Paisagem Protegida da Serra do Açor, no dia 14 de agosto, com ponto de encontro no Largo do Areal (Benfeita).

Outro dos trilhos, registados e homologados pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, é o PR2 – Percurso Pedestre “Os povos das ribeiras de Piodam” – e será percorrido pelos aventureiros no dia 21 de agosto. A saída faz-se do Posto de Turismo da Aldeia Histórica do Piódão.

A encerrar a programação, no dia 25 de agosto, regressamos ao ponto de partida – Grande Rota do Alva -, desta feita com abalada do Parque Verde do Prado, em Côja, em direção a Vila Cova do Alva.

Arganil pretende assim afirmar-se enquanto destino turístico de excelência para a prática de atividades em perfeita harmonia com a natureza. Os percursos pedestres a par com o suporte de observação de aves (birdwatching), instalado a cerca de 900m de altitude, junto à localidade de Parrozelos, são algumas das atividades a descobrir no concelho.

Pese embora as inscrições sejam gratuitas revestem caráter obrigatório, atendendo à necessidade de limitação de lugares em cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde, no âmbito da prevenção de contágio pelo novo coronavírus.

Para mais informações e realização de inscrição, contactar o Posto de Turismo de Arganil através do endereço de correio eletrónico turismo.arganil@cm-arganil.pt ou 235 200 137.