História da Assembleia da República em exposição no átrio de exposições Guilherme Filipe

• _MG_1731

• _MG_1736

• Inauguração da exposição

A exposição itinerante “História da Assembleia da República – seus antecedentes históricos desde as Cortes de Leiria – em 1254 – até hoje”, foi inaugurada no Átrio de exposições Guilherme Filipe, no dia 8 de março com a presença de Luís Paulo Costa, Presidente da Câmara Municipal e Paula Dinis, Vice-presidente da Câmara Municipal.

Durante a inauguração, Luís Paulo Costa, salientou a importância desta exposição para o concelho, permitindo trazer a Assembleia até aos cidadãos, conhecer o Parlamento e a sua história, despertando até o interesse para uma futura visita ao Palácio e assistir a uma sessão da Assembleia da República.

Francisco de Lancastre e Távora, da Assembleia da República foi o interlocutor com o Município de Arganil nesta itinerância da exposição e, Teresa Parra da Silva, Conservadora do Museu da Assembleia da República, a responsável pela apresentação dos 25 painéis da exposição, explicando ao detalhe a localização, função e elementos arquitetónicos e decorativos de cada um dos setores que integram o Palácio de São Bento. Percorrendo a história do Parlamento, a exposição aborda os órgãos constituintes da Assembleia da República, a sua competência política e legislativa e a Constituição.

No final da apresentação, Luís Paulo Costa, agradeceu à Dr.ª Teresa Silva, a qualidade da sua apresentação, bem como a presença da Diretora do Agrupamento de Escolas, Anabela Soares e alunos e membros da comunidade presentes, destacando a grandeza desta exposição no conjunto da Programação Cultural do concelho.

A exposição pode ser visitada até ao final do mês de março, no Átrio de exposições Guilherme Filipe, nos dias úteis, entre as 9h00 e as 17h30.