Biblioteca Municipal Miguel Torga

i-link Hemeroteca Digital
i-link Catálogo Concelhio

A Biblioteca Municipal de Arganil resulta do protocolo assinado em Dezembro de 1988, entre a Câmara Municipal de Arganil e o Instituto Português do Livro.

A Biblioteca veio a ser inaugurada no dia 4 de Dezembro de 1996.

Em 2002 passou a ter como patrono o poeta Miguel Torga.
Conta atualmente com 2794 utilizadores, número que cresce de dia para dia, prova do interesse que a Biblioteca desperta nas crianças, jovens e adultos, não só do Concelho de Arganil, mas também de outros concelhos.

Horário:
Segunda a Sexta-Feira: das 9h00 às 18h30
Sábado: das 9h30 às 13h00

Morada:
Avenida das Forças Armadas
3300 Arganil
Telefone: 235200135
E-mail: bib-arganil@cm-arganil.pt
Website: www.bibliotecas.cm-arganil.pt

Missão da Biblioteca Municipal de Arganil

A Biblioteca Municipal Miguel Torga tem como missão contribuir para elevar os níveis de informação, literacia, educação e os valores culturais dos munícipes do concelho de Arganil, colaborando em projetos de parceria com as escolas dos vários níveis de ensino, com as associações culturais e com o público em geral para a realização de atividades culturais procurando atrair a este espaço um número cada vez maior de utilizadores.
A sua missão está em consonância com os princípios expressos no Manifesto da UNESCO para a Leitura Pública, com a orientação política do Executivo Camarário e de acordo com os objetivos da Rede Nacional de Leitura Pública.

Objetivos

1- A Biblioteca Municipal de Arganil, no respeito pelos princípios estabelecidos pela UNESCO para as Bibliotecas Públicas, pretende ser um espaço de cultura, informação, formação e lazer que sirva todos os interessados, independentemente da idade, profissão, raça, religião ou nível de instrução. Um espaço cultural aberto, onde se promova o encontro de ideias, debate, reflexão e participação ativa de todos; para onde confluam as mais diversas iniciativas da comunidade.
2 – Promover o gosto pelo livro e pela leitura junto das crianças, contribuindo para que estas tenham acesso ao livro e à leitura desde muito cedo, não só na Biblioteca, mas através da cooperação desta com as Escolas do Ensino Pré-Primário e 1º Ciclo do Ensino Básico.
3 – Promover a cooperação com as Escolas do 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico, Escolas do Ensino Secundário e Escolas Profissionais, criando um espaço de complementaridade, encorajando o uso contínuo dos seus serviço fora do contexto escolar, procurando dar resposta às necessidades recreativas, informativas e culturais dos estudantes, assim como dar apoio na formação contínua dos munícipes fora do contexto escolar.
4 – Desenvolver formas de cooperação com as instituições locais de modo a promover o uso da Biblioteca e dos seus recursos por parte dos agentes culturais, sociais e económicos da região, o que poderá levar à realização de atividades conjuntas que contribuam para o desenvolvimento cultural de todo o Concelho.
5 – Organizar e tratar os documentos antigos a fim de disponibilizar os meios que permitam aos investigadores e interessados ter acesso à documentação sobre a história do Concelho de Arganil.
6 – Situar-se sempre na perspetiva do combate ao iletrismo, organizando encontros com escritores, colóquios, exposições, utilizando todos os suportes documentais de que dispomos: livros, audiovisuais e multimédia.
7 – Publicar, individualmente, ou em cooperação com outras Instituições, trabalhos de investigação sobre Arganil e sua região em várias vertentes: história, economia, sociologia, etnografia, etc.
8 – Colaborar com a Imprensa e Rádios Locais, para no futuro preservar todo o trabalho desenvolvido ao longo dos anos, por estes agentes de desenvolvimento da Região de Arganil.
9 – Desenvolver polos ou anexos nas localidades do concelho que pelas suas características socioculturais ofereçam condições mínimas para o seu funcionamento.
10 – Dar apoio técnico à Rede de Bibliotecas Escolares contribuindo para uma melhoria da qualidade do ensino nas Escolas do Concelho de Arganil.