Canal Panda e Canal História em gravações para série televisiva, no Piódão

• Panda no Piódão

Decorreram no dia 16 de Julho na aldeia de Piódão, gravações com a equipa do Canal Panda e canal História, numa parceria com a rede de Aldeias Históricas de Portugal, e com alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Arganil.

O Canal Panda, em parceria com as Aldeias Históricas de Portugal está a desenvolver uma série de 12 programas, correspondentes às 12 aldeias históricas que compõem esta rede. Integrado no programa “Panda Museus – À descoberta das Aldeias Históricas de Portugal”, tem estreia prevista para Setembro.

A série, a ser transmitida no Canal Panda, pretende dar a conhecer aos mais novos a realidade característica de cada uma destas aldeias e aquilo que as torna tão únicas e pulcras. Através de um conjunto de atividades didáticas e em articulação com o projeto lançado pela rede de Aldeias Históricas de Portugal – “Histórias Criativas” – esteve um grupo selecionado de crianças do Agrupamento de Escolas de Arganil, no Piódão, a contar lendas e histórias sobre a sua aldeia ao Panda.

Este concurso, lançado pelas Aldeias Históricas e também divulgado pelo Município de Arganil, teve por objetivo dar asas à imaginação e criatividade das crianças. Assim, alunos do 1º Ciclo deste concelho, foram convidados a construir histórias com base nas lendas que se contam desta aldeia, sob orientação dos seus professores.

Emely Dejaille Oliveira Sousa, do 3º B da E. B. nº1 de Arganil, Beatriz Moreira Neto da Costa também do 3º B da E.B. nº1 de Arganil, Sofia do Carmo Batista Seco do 3º A da E.B. nº 1 de Arganil e Débora Gonçalves da Rocha da E.B. de Pombeiro da Beira, foram os vencedores do nosso concelho, que terão a oportunidade de participar num workshop orientado pelo escritor José Fanha, juntamente com os restantes selecionados das 12 aldeias históricas e do qual resultará um livro de histórias a editar pela Editora Leya-Asa.

Em gravações no mesmo dia esteve também o Canal História, para o programa “Na Rota das Aldeias Históricas”. O programa em questão tem como propósito dar enfoque à valorização e difusão cultural das Aldeias Históricas e contou com o apoio da população nos testemunhos sobre os fatos históricos e culturais. O conjunto dos 12 documentários, correspondente ao número de aldeias que compõe a rede, será transmitido em Portugal, Espanha e Angola.

Está prevista a produção de 12 documentários, um por aldeia, com a duração de 50 minutos cada, com um grande enfoque para a valorização e difusão cultural das Aldeias Históricas, em que o envolvimento da população local nestas produções é uma prerrogativa assente.Os documentários serão transmitidos em Portugal, Espanha e Angola.

As histórias criativas vencedoras deste projeto são a do FÁBIO RUIVO, do 4.º A, e a da CAROLINA MONTEIRO, do 3.º B. Estes dois alunos terão a sorte de participar num wookshop orientado pelo escritor José Fanha, no próximo mês de setembro, em resultado do qual sairá um livro com uma história que se desenrolará em todas as Aldeias Históricas.

De acordo com a autarquia fundanense, no canal Panda, a série pretende dar a conhecer uma realidade muito característica de Portugal, envolvendo simultaneamente a comunidade infantil local. Através de um conjunto de atividades didáticas, numa articulação com o projeto “Histórias Criativas”, nos agrupamentos de escolas para que um grupo de alunos identificado por cada agrupamento possa contar a história da sua aldeia ao Panda.

O projeto “Panda à Descoberta de Portugal” será transmitido pelo canal Panda, numa série de 12 episódios, com estreia quinzenal e duas emissões diárias, três dias por semana. A série estará também disponível na página do canal e na aplicação Canal Panda para dispositivos móveis. O concurso “Histórias Criativas – Eu Conheço a Minha Aldeia” pretende dar asas à imaginação das crianças.

Os alunos do 1º Ciclo das escolas do território das Aldeias Históricas foram convidados a construir histórias baseadas nas lendas das suas aldeias, sob orientação dos professores, tendo as Aldeias Históricas de Portugal selecionado 48 crianças para a produção de um livro, a editar pela Editora Leya-Asa.

No âmbito destas gravações, que ocorrem durante a manhã de hoje, será promovido um espaço de interação com o Panda, no período entre as 12.00h e as 13.00h. Relativamente ao Canal História, esta tarde, são realizadas gravações para a produção do documentário em Castelo Novo, integrado na série com a denominação “Na Rota das Aldeias Históricas”.

Os documentários serão transmitidos em Portugal, Espanha e Angola.  A estreia do documentário será anunciada posteriormente pelo Canal História.