Câmara entrega Medalha de Ouro à Casa da Comarca de Arganil em dia de Aniversário

  • Secretário executivo da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra

  • Descerramento da placa toponímica – Rua Alberto Cruz de Almeida

  • A artista Maria João Damas, acompanhada do Presidente, Luís Paulo Costa

O ambiente foi de festa na celebração dos 90 anos da Casa da Comarca de Arganil, assinalado no dia 8 de dezembro. Associados e amigos tornaram pequena a sede daquela que se tem assumido ao longo de quase um século como a casa mãe das coletividades da Beira Serra em Lisboa.

Num dia já por si de grande simbolismo, Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal de Arganil, entregou a Medalha de Ouro do Concelho a Carlos Manuel, atual presidente da direção, distinguindo e reconhecendo “o excecional trabalho da Casa da Comarca de Arganil em benefício das comunidades locais e do movimento regionalista, ao longo de praticamente um século”. Durante este que foi momento alto das celebrações, o autarca contou ao seu lado com a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e com o presidente da Assembleia Municipal, Ricardo Pereira Alves.

Enaltecendo “o empenho e a dedicação que o atual presidente da direção tem colocado nesta sua missão de alimentar e manter bem vivo o regionalismo”, Luís Paulo Costa relembrou os timoneiros da Casa da Comarca de Arganil que fizeram nascer e crescer em Lisboa a alma arganilense e que, movidos pela paixão e inquebrável ligação às raízes, se empenharam em tornar a sua terra melhor. “Foi este forte sentido de generosidade, justiça e tolerância dos que vieram à procura de melhores condições de vida na cidade que permitiu colmatar as enormes carências que se faziam sentir nas aldeias pelos seus compatriotas”.

A festa regionalista, que teve lugar na sede da Casa da Comarca, na Rua da Fé, em Lisboa, e que durou pelo dia fora, contou também com as presenças da vice-presidente da Câmara, Paula Dinis, dos vereadores Luís Almeida e Érica Castanheira, bem como dos presidentes de Juntas/Uniões de Freguesia e de vários representantes de associações regionalistas, que mereceram por parte de Luís Paulo Costa rasgados elogios. “É louvável o compromisso de servir as suas populações que as coletividades continuam a levar por diante, assumindo-se como verdadeiras aliadas do poder local na luta pelo crescimento e pelo desenvolvimento do território, através de pequenas mais tão importantes obras”.

A atribuição da Medalha de Ouro do Concelho à Casa da Comarca, a mais alta distinção que pode ser concedida pelo Município, foi aprovada na Reunião de Câmara de 3 de setembro de 2019, tal como as homenagens a Antonino Carvalho Bicho, vice-presidente do Centro Social e Paroquial do Sarzedo, agraciado com a Medalha de Altruísmo durante as comemorações do Feriado Municipal, no dia 7 de setembro, e a Carlos Barbosa, presidente do Automóvel Club de Portugal,  que recebeu a Medalha de Ouro no dia 16 de outubro, em sessão decorrida no Salão Nobre da Câmara Municipal.