Presidente da Câmara enaltece o trabalho do CLDS 4G Arganil e espera continuidade

• Encerramento Clds4 Lpcboletim
  • Encerramento Clds3
  • Imagem Whatsapp 2023 07 04 As 21.45.47
  • Imagem Whatsapp 2023 07 04 As 21.45.48
  • Reitor Lucas Pio
  • Clds
  • Clds2

O projeto CLDS 4G Arganil “Capacitar o Presente, Consolidar o Futuro” chegou ao fim após 40 meses de trabalho desenvolvido em prol da comunidade do concelho de Arganil.

Durante a sessão de encerramento, realizada no dia 30 de junho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, reconheceu a importância do projeto na vida das pessoas e enalteceu a atuação de todos os agentes envolvidos, direta e indiretamente.

“É um projeto essencial para dar qualidade de vida às pessoas”, sublinhou. “Contámos, no território, com um conjunto de parcerias muito alargadas, porque, de facto, estamos todos preocupados com o público-alvo deste tipo de intervenção; as famílias, as crianças, os jovens e a população mais idosa”, relembrou Luís Paulo Costa, destacando o papel das “juntas de freguesia, das coletividades, das empresas e da comunidade em geral na concretização daquilo que era um plano muito ambicioso”.

No terreno desde 2020, o Contrato Local de Desenvolvimento Social 4G deu continuidade ao trabalho de promoção da inclusão dos grupos populacionais mais fragilizados do território desenvolvido pelo CLDS 3G Arganil + Inclusiva (2017 e 2019). Beneficiou mais de 2300 destinatários no decurso das mais de 1100 ações implementadas por uma equipa multidisciplinar, formada pelo coordenador Rui Reis, psicólogo de formação, três assistentes sociais, Susana Oliveira, Sónia Cabral e Beatriz Antunes, e uma economista, Andreia Paiva.

O plano de ação abrangeu quatros eixos de intervenção distintos: Emprego, Formação e Qualificação; Intervenção Familiar e Parental, preventiva da Pobreza Infantil; Promoção do Envelhecimento Ativo e apoio à População Idosa; Auxílio e Intervenção Emergencial.

O coordenador do projeto, Rui Reis, destacou a importância da capacidade mobilizadora do consórcio para ultrapassar as dificuldades, sobretudo as impostas pela pandemia. “Concretizámos uma ação transformadora em áreas muito distintas, através de um trabalho verdadeiramente em rede, junto de famílias, crianças e jovens, associações, desempregados, estudantes do secundário, idosos, empresários, pequenos produtores e comerciantes”.

O projeto teve como entidade coordenadora o Centro Social e Paroquial de Côja e como promotor o Município de Arganil. O Centro Social e Paroquial do Sarzedo, a Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Vila Cova de Alva e a Associação Passo a Passo assumiram-se como entidades executoras.

Para Rui Reis, psicólogo de formação, “foi o trabalho concertado e abrangente que garantiu que a atuação fosse sólida e consistente ao longo do processo de execução, respondendo, em inúmeros momentos, às problemáticas do nosso concelho”.

Continuidade do projeto no território

O presidente da Câmara Municipal de Arganil evidenciou o impacto positivo do CLDS 4G no território, apontando ao futuro do projeto. “Sabemos que os resultados são determinantes e importantes para que as ações possam ser replicadas”, referiu Luís Paulo Costa, revelando-se expectante quando à implementação do CLDS 5G no concelho. “Espero que possamos ter rapidamente um instrumento que venha corporizar a continuidade que este trabalho deve ter no território, pois só assim é que estes processos se fazem sentir verdadeiramente e se confirmam na vida de cada um dos nossos cidadãos”.

Presente na sessão de encerramento, a diretora do Núcleo de Programas de Desenvolvimento Social, Rita Cortes Castel’Branco, anunciou que “haverá uma próxima geração destes contratos”, garantindo que, “quando recebermos a ordem do gabinete da senhora ministra a dizer que é amanhã que vai sair o aviso, o aviso sairá e, no dia seguinte, estaremos a trabalhar nessa matéria”.