Praias fluviais de Côja, Pomares e Benfeita hasteiam bandeiras

• Pf Pomares 4
  • Pf Pomares 2
  • Pf Pomares 3

No passado dia 3 de julho, foram hasteadas nas praias fluviais de Côja, Benfeita e Pomares a Bandeira «Praia Acessível – Praia para Todos» e a Bandeira «ColorAdd». Esta última reconhece as praias com sistema gráfico de identificação de cores para daltónicos, fruto da parceria estabelecida com as Águas do Centro Litoral.

Na sessão simbólica do hastear dos galardões estiveram presentes a vice-presidente e o vereador do Ambiente do Município de Arganil, Paula Dinis e Luís Almeida, assim como os respetivos presidentes de junta; João Tavares (Côja), José Pinheiro (Benfeita) e Amândio Dinis (Pomares).

As bandeiras erguidas são símbolo da qualidade, segurança, acessibilidade e inclusão das praias fluviais do concelho e refletem o compromisso e o cuidado do Município de Arganil para com o bem-estar e o conforto dos banhistas.

A Praia Fluvial de Pomares exibe pelo 16.º ano consecutivo a bandeira acessível, distinguindo-se como um exemplo em matéria de inclusão. Em 2008, apenas três anos após o programa «Praia Acessível – Praia Para Todos» ser implementado em Portugal, reunia, já, as condições adequadas de acessibilidade e serviços que viabilizam a utilização e desfrute da praia fluvial, com equidade, dignidade, segurança, conforto, independência e a maior autonomia possível por todas as pessoas, independentemente da sua idade e de possíveis dificuldades de locomoção ou outras incapacidades que condicionem a sua mobilidade.

Marcaram também presença nos diversos momentos simbólicos do hastear das bandeiras Clara Guedes Pinto, diretora de parcerias da «ColorAdd», assim como o representante da Autoridade de Saúde local, Avelino Pedroso, o presidente da Assembleia Municipal, António Cardoso, e os Bombeiros Voluntários de Côja.

Já hasteadas desde o dia 17 de junho estão a Bandeira Azul; a Bandeira Praia Qualidade de Ouro; a Bandeira «Praia Acessível – Praia Para Todos» e a «Bandeira ColorAdd» na Praia Fluvial da Cascalheira, onde a época balnear arrancou mais cedo e se vai prolongar até 10 de setembro.

Já em Côja, Benfeita e Pomares as praias fluviais mantêm-se vigiadas até dia 31 de agosto.