A Cultura Popular de novo nas ruas do nosso concelho

• Fado na Aldeia

Os dias 9 e 10 de abril, foram inteiramente dedicados à Cultura popular, nas localidades de Benfeita, Pomares, Cepos e Pombeiro da Beira.

A iniciativa “FADO NA ALDEIA”, inserida no Projeto Cultural em Rede, “À Beira do Fado”, percorreu as ruas e alguns espaços emblemáticos das referidas localidades, onde houve destaque para um repertório de música tradicional portuguesa.

No dia 9 de abril, pelas 14h30,na Benfeita, tivemos oportunidade de ouvir a Tocata do Grupo Folclórico da Região de Arganil, que para além de animar a população local, levou alegria aos utentes do Centro Social e Paroquial de Benfeita, dando voz ao Sr. Eduardo Dias, utente com 96 anos de idade, sem que muitos deles tenham resistido a um pé de dança. Ainda houve tempo para que um grupo de excursionistas, em plena rua, desafiasse a Tocata para uma rodinha.

Às 17h30, na bonita sala de visitas do Largo da Sociedade de Melhoramentos de Pomares, a Tuna Cantares de Côja brindou com uma digna atuação, todos quantos se quiseram associar à iniciativa.

Nas palavras dos edis presentes, nomeadamente a Srª Vice-presidente, Dr.ª Paula Dinis, o Sr. Presidente da Assembleia Municipal e Presidentes das respetivas Juntas de Freguesia, não poderia ser maior a alegria, pelo impacto que este tipo de iniciativa trouxe de novo às comunidades, agentes culturais e população do concelho.

Já no dia 10 de abril, pelas 14h30, não menos interessante, foi a participação da Tocata do Grupo Folclórico Flores Casal de S. João, que trouxe muita alegria à Aldeia de Cepos e que, à desgarrada, criou momentos ímpares de animação com uma arruada que destacou as nossas tradições musicais e etnográficas, levando-nos aos tempos dos nossos avós.

Rumo a Pombeiro da Beira encerrámos esta viagem com a participação da Tuna Popular de Arganil, que num ambiente de festa e convívio popular, deu particular destaque ao Fado, que todos conhecem e sabem cantar, permitindo não à janela, mas à varanda fazer as delícias dos utentes do Lar Divino Salvador.

Presente em todos os momentos, a acompanhar as respetivas tocatas, esteve o Grupo Fado ao Centro.

A Srª Vereadora, Dr.ª Elisabete Oliveira e as respetivas Juntas de Freguesia, agradeceram a participação e empenho de todos os Grupos Culturais envolvidos, destacando a importância deste tipo de iniciativa junto da população, que tanto merece e precisa depois de um período tão longo, de grande isolamento.