Assinatura de Protocolo de Cooperação entre a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e a Câmara Municipal de Arganil

Em sessão solene, decorrida no dia 19 de Dezembro, a Câmara Municipal de Arganil assinou um Protocolo de Cooperação com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), visando a promoção do desenvolvimento integrado da perspetiva de género e de igualdade de oportunidades nas políticas municipais, como forma de aprofundar a efetiva igualdade entre homens e mulheres.

Com esta parceria, o Município de Arganil, abre caminho à implementação de novas intervenções, concertadas, que incentivem a igualdade de participação de homens e mulheres na esfera pública e privada, promovendo ações de sensibilização e adotando medidas decorrentes de um diagnóstico prévio de necessidades, a ser realizado com o envolvimento da rede social local e de todos os atores sociais
Na sessão pública de assinatura deste protocolo de colaboração, a Dra. Fátima Duarte, Presidente da CIG, reconheceu que a Câmara Municipal de Arganil “tem vindo a efetuar um percurso significativo com vista à implementação de uma estratégia integrada, com principal enfoque na importância da dimensão da igualdade de género e de combate à violência doméstica e de género e das práticas de cidadania, participando em várias atividades”.

São exemplos disso, a implementação de Planos Municipais para a Igualdade; a nomeação de Conselheira (s) Municipal (ais) para a Igualdade e sua formação e mais recentemente, como sublinhou esta dirigente, a adesão à Rede de Municípios Solidários com as vítimas de violência doméstica.
Disse a terminar que “é com agrado que a entidade coordenadora procede à assinatura de mais um ato desta natureza e quero felicitar o Município de Arganil, na pessoa do Sr. Vice-Presidente, pelo cumprimento de uma tarefa fundamental do Estado”, afirmou Fátima Duarte, referindo-se à “promoção da igualdade entre homens e mulheres que na sua ação já vem evidenciando.
Visivelmente satisfeita com esta nova parceria, a Vereadora do Pelouro de Ação Social, Profª Graça Lopes, defendeu que “o papel dos municípios é primordial na implementação de ações de proximidade junto das pessoas, que se encontram numa maior situação de fragilidade”.

Também o Sr. Vice-Presidente, Dr. Luís Paulo Costa, representando no ato o Sr. Presidente da Câmara, disse que “congratulamo-nos pelo compromisso agora assumido, vertido no presente protocolo, que nos permitirá conjuntamente com a Comissão para a Igualdade e Cidadania, planear e concretizar ações e atividades, conducentes a uma intervenção eficaz, minimizando alguns das problemáticas que afetam o nosso Concelho de Arganil.