Programa Comemorativo dos 500 anos da atribuição de Foral Manuelino a Coja

Corria o ano de 1514, quando el-Rei D. Manuel atribuiu Foral a Coja, o que para além de trazer alguma prosperidade, veio fortalecer o então concelho, que mais tarde perdera esta autonomia e fora anexado ao concelho de Arganil, sancionando a sua legitimidade e consignando por escrito os principais direitos dos moradores.

Quinhentos anos decorridos deste relevante acontecimento para a história de Coja, o Município de Arganil assinala esta importante data através de um vasto e diversificado programa cultural.

A abrir o programa de comemoração dos 500 anos da atribuição de Foral Manuelino a Coja, estará em concerto no dia 10 de maio, na Igreja Matriz de Coja, o trio Prestige com um espetáculo clássico ímpar, que alia o piano de Tito Tavares e o violino de Mário Siegle ao canto lírico de Carla Bernardino. O ciclo de música comemorativo desta efeméride continuará com um concerto pelo Quarteto de Saxofones e Grupo de metais da Associação Filarmónica Progresso Pátria Nova de Coja, a realizar na Capela da Senhora da Ribeira no dia 19 de julho e no dia 27 de setembro, a fechar este ciclo, um espetáculo coral pelo Orfeon Maestro Alves Coelho.

Para o dia 11 de maio está agendada uma caminhada que fará a ponte entre os pelourinhos de Arganil e Coja, símbolos máximos dos forais atribuídos por D. Manuel, para 14 de junho, um percurso pelos locais históricos de Coja, numa apresentação acompanhada de visita guiada e para 1 de agosto, a exposição “Os Forais e a História do Municipalismo”, na Biblioteca Alberto Martins de Carvalho.

No dia 14 de setembro, a Praça Dr. Alberto Vale e ruas adjacentes, receberão a recriação da entrega do Foral, pela Companhia de Teatro Vivarte, integrada numa feira de época que contará com a participação das coletividades e artesãos locais. As comemorações dos 500 anos de Foral Manuelino de Coja, culminarão no dia 27 de setembro, com a palestra “Os Forais de Coja 1260 – 1514” pela Dra. Maria Manuela Rodrigues.