“VisitArganil a caminhar” passou pela frescura das cascatas do caminho do xisto da Benfeita

O programa de caminhadas “VisitArganil a caminhar” fez-se novamente ao caminho no passado domingo, desta feita para cumprir o PR1 AGN – Caminho do Xisto da Benfeita – Frescura das Cascatas. O circuito que parte do centro da aldeia de Benfeita e que tem um percurso circular, deslumbra pela envolvente natural e tem os seus pontos altos no contacto com pequenas mas fantásticas quedas de água.

O grupo, sempre entusiasmado e, após um trilho ao longo da margem da ribeira e passagem por zonas em que a água trilhou o seu próprio percurso pela rocha, chegava à aldeia de Sardal para uma receção muito simpática. Sabendo que por ali passariam, foram colocadas informações turísticas e identificações de locais marcantes e com história que despertaram curiosidade e deram a conhecer a autenticidade da aldeia. E como falar de Benfeita é também falar de tradições, o grupo foi levado a visitar o colhereiro Jorge Costa que com a sua mestria e arte, rapidamente transformou ao vivo pequenos cavacos de madeira em colheres de pau prontas a utilizar. Uma arte que ainda hoje surpreende e maravilha. Outra experiência exclusiva que esta caminhada proporcionou foi a subida à Torre da Paz, para entender o seu mecanismo e dar a conhecer e nalguns casos consolidar, a sua história e importância na aldeia.

Toda esta experiência terminaria junto à Casa – Memória Simões Dias, que honra e preserva a obra deste poeta, professor e pedagogo natural de Benfeita, para escutar a leitura de uma das suas muitas obras.

A próxima caminhada está marcada para o dia 24 de abril e vai compreender um deslumbrante percurso ente Porto Castanheiro e o Poço da Cesta (Casal Novo), num percurso total de 6,5km.



Artigos Relacionados