Aprovada candidatura POSEUR para Sistema de Saneamento na Freguesia de Pombeiro da Beira

Foi aprovada a candidatura submetida pelo Município de Arganil, ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), no que se refere ao fecho do Sistema de Saneamento de Águas Residuais de Pombeiro da Beira. A operação objeto desta candidatura visa executar o fecho do Sistema de Saneamento de Águas Residuais de Pombeiro da Beira, através da execução das soluções para coleta e transporte de águas residuais provenientes da localidade de Pombeiro da Beira, incluindo sistema gravítico, que possibilitem o encaminhamento das mesmas para a ETAR a construir na mesma localidade e a consequente desativação das fossas séticas individuais existentes.

Não se encontrando infraestruturada com rede de drenagem de águas residuais, a população de Pombeiro da Beira é presentemente servida por fossas séticas individuais. Estas, dado o facto de serem soluções individuais e não serem facilmente controláveis e monitorizáveis, constituem risco fugas e roturas, uma vez que tendo insuficiência de medições e autocontrolo, podem contribuir para a possível contaminação das águas subterrâneas.

A resolução desta lacuna é considerada uma prioridade estratégica para o Município de Arganil, pelo que, para além da construção da rede de drenagem prevista no âmbito da operação aprovada pelo POSEUR, encontra-se em curso também a construção de uma ETAR, que não integra a operação em causa.

A intervenção cujo investimento total ascende aos 129 658,81€, será comparticipada em 85% pelo Fundo de Coesão, correspondente a um valor de 110 209,99 €, através do POSEUR.