Município de Arganil adere ao programa da UNICEF “Cidades Amigas das Crianças”

cidades-amigas---unicef

O Comité Português para a UNICEF aprovou a adesão da Câmara Municipal de Arganil ao Programa “Cidades Amigas das Crianças”, cujo protocolo será assinado em breve.

Num mundo cada vez mais urbano, os desafios que se colocam às crianças e jovens reforçam o papel das administrações locais na resposta às necessidades e bem-estar das suas comunidades. Desta forma, o conceito “Cidades Amigas das Crianças”, lançado pela UNICEF em 1996, surge com o objetivo de colocar “as crianças em primeiro lugar” tanto no mundo em desenvolvimento como no mundo industrializado, em contexto rural ou urbano, dando-lhes uma participação ativa. Para que esta participação seja efetiva, é necessário que sejam criadas oportunidades de envolvimento cívico que lhes permita dar o seu contributo para o desenvolvimento e bem-estar da comunidade.

Assim, Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das crianças, reconhecendo e realizando os seus direitos e, consecutivamente, contribuir para o progresso, o Município de Arganil compromete-se em adotar uma política coordenada para a infância e adolescência, que potencie a articulação entre todos os setores municipais como educação, habitação, lazer e tempos livres, bem como, o estabelecimento de parcerias com instituições e entidades que trabalham com e para as crianças.