Projeto de Recolha Seletiva Porta-a-Porta

Sistema de Recolha Seletiva Porta-a-Porta de Resíduos Urbanos Valorizáveis em Arganil – PPRUVA

O serviço de recolha seletiva porta-a-porta já iniciou, sendo que as inscrições continuam abertas, aqui.

O projeto PPRUVA consiste num sistema de recolha seletiva porta-a-porta de resíduos valorizáveis, na vila de Arganil.

Pretende-se com a implementação deste sistema de recolha mais eficiente e próximo dos munícipes, incentivar e contribuir para a redução da quantidade de resíduos depositados em aterro e consequentemente aumentar a quantidade e qualidade dos materiais recolhidos seletivamente.

Em consequência desta implementação espera-se aumentar as retomas de recolha seletiva, o que permitirá não só contribuir para o cumprimento das metas estabelecidas na Diretiva Quadro dos Resíduos (DQR) e no Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU 2020), como também para o aumento da preparação para reutilização da reciclagem e da qualidade dos recicláveis.

O projeto PPRUVA abrange nesta fase inicial 700 famílias e 50 entidades com uma produção de resíduos inferior a 1100L L/dia e será operacionalizado através de rotas de recolha otimizadas, através da minimização das distâncias percorridas e da utilização de veículos elétricos.

Para tal, encarrega-se a Câmara Municipal de Arganil da distribuição de contentores separativos junto dos interessados da seguinte forma: 2 contentores de 40L (amarelo e azul) por família e 2 contentores (amarelo e azul) de 140L por entidade.

Após a adesão e a entrega dos contentores, os munícipes serão informados sobre os horários e a frequência da recolha.

Este serviço é completamente gratuito.

Por forma a garantir a sustentabilidade social e económica desta operação, efetiva-se como parceiro deste projeto a Associação Portuguesa e Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental APPACDM – unidade funcional de Arganil, que já colabora atualmente com a autarquia na recolha se resíduos urbanos valorizáveis no âmbito do projeto Argus Recycling.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Nesta primeira fase, as inscrições dirigem-se a residentes permanentes, comércio e serviços do centro da vila de Arganil. Caso se inclua e pretenda aderir, após leitura das normas, deve preencher o formulário de adesão aqui, ou presencialmente no Balcão Único da Câmara Municipal de Arganil, neste momento a funcionar junto ao Serviço de Finanças de Arganil, na Avenida das Forças Armadas. Após a submissão do formulário, será posteriormente contactado para uma ação de esclarecimento e entrega dos respetivos contentores.

Para esclarecimento de dúvidas ou informação adicional, deverá contactar o Município de Arganil através do: 235 200 150 e ambiente.saude@cm-arganil.pt