Rui Miguel Silva
Rui Miguel Silva nasceu em Luanda, em 1953.
Licenciou-se em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em 1977, tendo-se especializado em Estruturas Especiais.
Iniciou a sua carreira profissional em 1977, integrando o Gabinete de Apoio Técnico de Arganil, no quadro da Comissão de Coordenação da Região Centro, onde exerceu funções de Engenheiro Civil até 1989, atingindo a categoria de Assessor Principal.
Entre 1990 e 1994, exerceu o cargo de Vereador a tempo inteiro e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Arganil, com o pelouro das obras.
Em 1994, regressou ao Gabinete de Apoio Técnico de Arganil, retomando as suas funções técnicas e passando, mais tarde, a desempenhar o cargo de Diretor de Serviços.
De 1998 a 2005, foi eleito Presidente da Câmara Municipal de Arganil. Durante este período, exerceu também o cargo de Presidente da Associação de Municípios da Beira Serra, e integrou o Conselho de Administração do Centro de Formação Profissional Interempresas da Beira Serra e o Conselho de Administração da Associação de Desenvolvimento da Serra do Açor.
O seu percurso profissional foi reconhecido através de distinções e homenagens. Em 2001, recebeu o título de Honorário da Real e Benemérita Sociedade Portuguesa / Caixa de Socorros D. Pedro V, no Rio de Janeiro. Em 2003, foi distinguido como Autarca por Excelência pelo Instituto Fontes Pereira de Melo, e em 2004 recebeu a Distinção de Honra atribuída pela Confederação Nacional das Associações de Família.
Paralelamente à sua carreira técnica e política, Rui Miguel Silva manteve ligação ao movimento associativo local. Foi Presidente da Assembleia Geral do Motoclube de Arganil, Presidente da Direção do Grupo Desportivo Argus e Presidente da Comissão Instaladora de Lutas Amadoras do Distrito de Coimbra.
Foi eleito vereador, nas eleições de outubro de 2025, pelo Partido Socialista.

