Arquivo

A principal missão do Arquivo Municipal de Arganil é gerir de forma responsável toda a informação produzida e recebida pela Câmara Municipal, no âmbito das suas competências e atribuições.

No plano cultural o Arquivo Municipal assume um papel ativo na salvaguarda e defesa dos arquivos próprios, considerando também coleções e/ou documentos com valor histórico e patrimonial de outros organismos, pessoas ou serviços existentes no concelho.

A nossa posição estratégica passa por garantir a todos os interessados o acesso à informação de que necessitam, desenvolvendo para isso, as operações técnicas de organização, avaliação, seleção, conservação, preservação e divulgação do património arquivístico municipal.

O Arquivo Municipal alberga um riquíssimo fundo documental, constituído por documentação produzida e recebida pela autarquia no exercício da sua atividade desde o final do século XX até à atualidade. No que diz respeito à documentação de arquivo histórico, o fundo documental é constituído por variadíssimos exemplares, de entre os quais se destacam os Forais Manuelinos entregues a Arganil e a Coja em 1514. Toda a documentação histórica encontra-se disponível para consulta na Biblioteca Municipal de Arganil.

 

Contactos:
Largo Ribeiro Campos
3304-954 Arganil
Telefone: 235 200 142