Área de Reabilitação Urbana da Vila de Arganil

Esta ARU, com uma área de cerca de 23ha, compreende praticamente toda a zona edificada daquele que é o centro cívico e histórico da vila de Arganil. Trata-se pois da zona mais nobre da vila, e onde teve origem o seu primitivo núcleo urbano. Com uma delimitação semelhante à que já tinha sido definida em 2002 para a elaboração do Plano de Pormenor de Salvaguarda e Valorização do Centro Histórico de Arganil, serviu este documento estratégico de base para a delimitação da ARU de Arganil, pois contem já um diagnóstico bastante aprofundado da área de intervenção, das suas fragilidades e potencialidades. A área delimitada reúne pois a zona onde estão concentradas as principais unidades de comércio tradicional e serviços da vila, que juntamente com a presença dos principais espaços e equipamentos públicos, justificam a necessidade de uma intervenção integrada, dado o estado de degradação em que se encontra parte do edificado. Para saber mais carregue aqui (ligação externa do portal da habitação).

Plano Estratégico de Reabilitação Urbana 2018

Aviso n.º 15079-A/2018 – Aprovação de ORU – Operação de Reabilitação Urbana – PERU – Plano Estratégico de Reabilitação Urbana do Núcleo Histórico da Vila de Arganil

Projeto de delimitação da Área de Reabilitação Urbana do núcleo histórico da Vila de Arganil

Deliberação da Assembleia Municipal